quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A MORTE DO ROCK STAR


A musica sempre teve o poder de influenciar diretamente o comportamento dos jovens, tanto na maneira de se vestir, como no relacionamento social ou na foma de expressar seus sentimentos, angustias, propositos e objetivos.

Houve a epoca dos hippies, no final da decada de 60 e inicio dos anos 70, onde o lema era paz e amor, e a realizacao do festival musical Woodstock mudaria para sempre a vida de uma geracao inteira - com vestimentas despojadas, os cabelos compridos e o som da hora era o rock n roll - idolos como Jimmi Hendrix, Janes Joplin, Led Zeppelin e Pink Floyd faziam a cabeca da juventude.

Depois veio a geracao de 80, a gurizada com visuais goticos, cabelos punk e trajes pretos rasgados, inspirados no figurino de bandas de new age e punk rock como A-HA, Ramones, U2, Pet Shop Boys, The Clash entre outros, que foram as principais referencias musicais dos jovens naquele tempo.

Ja nos anos 90, a garotada usava jeans e camiseta preta de grupos como Metallica, Pantera, Sepultura, Nirvana, Red Hot Chilli Peppers, Antrax, Suicidal Tendencies, alem de centenas de outras bandas de estilos musicais variados, como o grunge, heavy metal, trash metal e hardcore.

Nos tempos atuais tivemos a aparicao de dois novos estilos: os emos, uma vertente emotiva do hardcore, que usam roupas pretas e aderecos metalicos inspirada nos punks, e cabelos com franjas enormes, esteriotipo propagado por artistas como NXZERO, Jona's Brothers, CPM22,etc.




Alem dos emos, surgiram os e-boys e e-girls, que curtem apenas musica eletronica, ou e-music, com variacoes como house, thecno, psy trance, minimal, prog entre outros.


A maneira de se vestir desta galera varia, mas na sua grande maioria as cores predominam nos figurinos, alem da presenca de colares e oculos escuros, sem esquecer do inseparavel pirulito, utilizado pelos jovens para nao rangerem os dentes, tendo em vista o alto grau de consumo de ecstasy nas raves e festas de musica eletronica.


Com esta pequena analise da relacao entre musica e moda, podemos perceber que os jovens tem na musica um parametro comportamental unico, que acaba por ter uma influencia direta no modo de pensar, de se vestir e de se relacionar.


O grande problema agora chama-se e-music - com low ou high bpm - esta forma de fazer "musicas"apenas com batidas e efeitos sonoros, acaba por alienar os jovens, pelo simples fato de nao conter letras, como por exemplo o hardcore, o rap e o punk rock, que sempre transmitiram mensagens de atitude, politicas e sociais.


Alem disso, a utilizacao de drogas sinteticas metilenodioximetanfetaminas (MDMA), como LSD e ecstasy , acaba maximizando o individualismo das pessoas na hora de dancar e interagir com o proprio grupo ao qual pertencem, tornando a diversao um forma solitaria de se curtir a viagem proporcionada por estas substancias quimicas, aditivadas com batidas repetitivas e efeitos musicais utilizados pelos djs de musica eletronica que animam estes eventos.


A sorte e que a musica eletronica decolou a pouco tempo, senao Hitler, Mussolini, Bush e outros sanguinarios teriam utilizado a e-music para torturar seus prisioneiros.


Mas hoje as radios e a midia em geral se encarregam de nos torturar com essa droga, e acabamos por ser refens de mais um modismo musical, talvez o pior de todos.
Afinal, sabe-se la o que vem depois da musica eletronica...


A unica certeza que temos, e que os rock stars estao com os dias contados...

PUTZ PUTZ PUPUPUTZ PUTZ PUTZ PUPUPUTZ!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário