domingo, 30 de agosto de 2009

INCLUSAO CULTURAL ... FOR ALL!!!


A inclusao cultural deveria ser decreto presidencial... porem e apenas uma utopia, que todos esperam que um dia deixe de ser um sonho e se torne realidade.

Com a proliferacao de agitadores culturais infiltrados em todas as esferas sociais, poderemos ter resultados a medio e longo prazo, se somados de acoes governamentais de efeitos praticos, como leis de determinem um precentual aceitavel de repasse obrigatorio de verbas publicas para o investimeto direto em cultura, com um planejamento serio, em especial na criacao de nucleos culturais em areas estrategicas, com infra estrutura adequada e profisionais qualificados para exercerem as atividades propostas, como teatro, musica, danca, artes visuais, poesia...

Poderiam tambem ser feitas PPP's (parcerias publicas privadas) com empresas dos municipios onde seriam incorporados estes nucleos culturais, em troca de desconto no pagamento de IPTU e contra partidas como divulgacao da marca destas empresas em materiais graficos, na midia em geral como jornais, revistas e radios (atraves da propria Assessoria de Imprensa das Prefeituras Municipais), alem de diversas outras formas de associar o as marcas aos projetos socio culturais.

O proximo passo seria a criacao de Lei de Incentivo a Cultura Municipal, aprovada na Camara de Veradores e sancionada pelo prefeito, com o intuito de desenvolver as atividades culturais de forma organizada, disponibilizando recursos para a execucao das etapas de implantacao do projeto, principalmente nas areas sociais de risco, onde a cultura pode ser a unica salvacao para milhares de criancas e adolecentes, que convivem no meio da violencia e do trafico de drogas.

Acoes desenvolvidas por artistas e professores autonomos tambem sao de grande valia para o sucesso do projeto, pois fortalecerao estes polos cultuais com ideias e atividades diversas, podendo utilizar a infra estrutura fisica e equipamentos publicos para ensinar e desenvolver suas atividades.

Com o aprimoramento constante destes centros e a qualificacao dos professores, com cursos, workshops, palestras e intercambios culturais, o projeto se tornaria viavel, atraindo interesse comercial de empresas publicas e privadas, que investiriam, atraves de beneficios de isencao fiscal concedido pelas Lei de Incentivo a Cultura Estadual (LIC), Lei de Incentivo a Cultura Federal (Lei Roanet) e Lei de Incentivo a Cultura Municipal.
Desta forma, a cultura poderia tambem ser utilizada diretamente nas escolas, com opcoes de diversos cursos em turnos opostos aos da aulas, mantendo as criancas e jovens nas escolas, longe das drogas e da violencia, alem de fornecer principios importantes para a formacao do carater destes alunos.

Seriam cursos culturais itinerantes nas escolas, conforme a aceitabilidade e demanda, de acordo com as caracteristicas sociais e ecomomicas destes locais.

A sustentabilidade do projeto daria-se por meio de investimentos de empresas e dos repasses publicos, alem de caches por apresentacoes, apoio da comunidade e permutas comerciais.

Posteriormente, haveria a necessidade da criacao de uma nova lei, que determinaria a obrigatoriedade da participacao de talentos locais em shows e eventos realizados nos municipios participantes do programa, dando visibilidade aos projetos socio culturais,disponibilizando desta forma verbas para subsidiar os projetos, como acontece hoje em Porto Alegre R/S, por exemplo.
Assim sendo, teremos um planejamento estrategico cultural de primeiro mundo, oportunizando aos jovens e adolescentes ingressarem em companhias de danca e teatro, grupos musicais, oficinas de bonequeiros, cursos de pintura, entre outras atividades, gerenciadas pelas Secretarias de Cultura e (ou) Educacao destas cidades, tornando um sonho distante numa realidade, sendo exemplo para outros municipios do Estado e do Brasil.
A utilizacao da cultura como ferramenta socio educacional é comprovadamente eficaz,como o notavel exemplo do grupo Olodum, na Bahia, que desenvolve um belissimo trabalho nas comunidades pobres de Salvador.

Quem sabe um dia veremos acoes deste generos serem colocadas em pratica? Para isso, os politicos devem parar de fazer teatro, pois nao somos bonecos, alem de termos de ouvir a mesma musica durante muito tempo: "Sonhar nao custa nada, o meu sonho e tao real..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário