quinta-feira, 8 de outubro de 2009

MAS BAH, TCHE!!!



Em que outro lugar do planeta todos sabem cantar de cor e salteado o hino do seu estado de origem?

Somente no Rio Grande do Sul, e na Bosnia Herzegovina, ambos estados separistas no passado, que nunca concordaram com o dominio de capitais distantes que tributavam suas cadeias produtivas e nao faziam os investimentos necessarios.


O Rio Grande do Sul  e um estado unico, que valoriza suas tradicoes, desde o chimarrao, ate o jeito de falar, de se vestir, de jogar bola, de trovar, de preparar o churrasco...


Peculiaridades adquiridas com a proximidade da Bacia do Prata, fazendo fronteira com Uruguai e Argentina, que tem na sua origem etnologica, andarilhos gauchos, comunidades nomades que habitavam esta area num passado distante.


Somos um povo que respeita suas origens, o que faz com que o restante do pais tenha uma imagem distorcida do gaucho, nos taxando de bairristas, separatistas e prepotentes.


Tudo deve-se em funcao da Revolucao Farroupilha, movimento separatista que aconteceu de 1835 a 1845, tornando-se a maior guerra civil brasileira de todos os tempos.


O motivo da discordia com o imperio foram os altos impostos  aplicados sobre o charque gaucho, fazendo com que o produto perdesse mercado para o concorrente uruguaio, causando a ira dos donos das charqueadas gauchas, que se rebelaram, e, juntamente com Bento Goncalves e Giuseppe Garibaldi, criaram a Republica Rio Grandense.


Depois de 10 anos de luta, com muitos mortos de ambos os lados, um acordo de paz foi selado, dando fim a uma guerra comercial, mas que tinha um cunho politico tambem, pois o Rio Grande do Sul nao recebia o valor merecido por parte do Imperio.


Mais de um seculo depois, comemoramos a Semana Farroupilha com entusiasmo, mantendo viva as nossas tradicoes, costumes e nosso jeito aguerrido de ser, passando de geracao para geracao os ensinamentos que fizeram dos gauchos um povo lutador e batalhador, com caracteristicas a parte.


Se o resto do pais fala que somos arrogantes, deve ter uma pontinha de ciumes ai, pelo fato de termos as mulheres mais bonitas, sermos o estado com melhor IDH do pais, nossas escolas serem de qualidade superior e nossos politicos nao serem tao ladroes quanto os restantes....

E a fama de homosexual, infamemente atribuida  aos gauchos, deve-se ao fato de, durante a Guerra dos Farapos, os filhos dos donos de charquadas em Pelotas R/S serem enviados para paises como Inglaterra e Franca, para serem poupados da guerra e estudarem, alem de aprenderem os chamados bons costumes, tendo em vista que os gauchos tradicionais sempre foram bastante rudes, o que acabou criando um contra ponto, utilizados pelos habitantes de outros estados brasileiro para ironizar e irritar os gauchos. Nada que prejudique a nossa hombridade.



Somos homens e mulheres, chimangos e maragatos, colorados e gremistas, direitistas e esquerdistas... nos dividimos, mas nos unimos em prol do Rio Grande...


O farol da divindade continua acesso, e liberdade, igualdade e fraternidade nunca nos faltara - por isso somos o que somos, gauchos, mas acima de tudo, brasileiros... e nao desistimos nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário